Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB em 9 de maio de 1986. Portanto, em 9 de maio de 2025, ela completará 39 anos desde sua instituição oficial.
A data é de comemoração pelas conquistas ao longo dos anos. A PSN iniciou em São Paulo e hoje está presente em todas as Regiões do Brasil. O avanço se deve à dedicação de cada Agente da Pastoral da Saúde, que, de maneira voluntária, desenvolve o trabalho junto à comunidade onde vive, sendo presença samaritana junto aos enfermos.
Nossa gratidão se estende às equipes de Coordenação, que com muita dedicação organizam o trabalho, preparam os agentes, constroem pontes entre quem necessita de acolhimento e quem está disposto a dedicar parte de seu tempo oferecendo amor e carinho.
Os avanços não seriam possíveis sem o apoio dos Párocos e dos Bispos, a eles nosso respeito, carinho e gratidão e também um pedido especial para continuar apoiando o trabalho pastoral.
Os agentes da Pastoral da Saúde atuam ainda, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, na prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de palestras, oficinas, rodas de conversa e ações na comunidade.
A atuação dos Agentes da Pastoral da Saúde junto aos Conselhos de Saúde (Nacional, Estadual, Municipal e Local) merecem destaque especial, pois é por meio da atuação junto aos conselhos que lutamos pela garantia dos direitos à saúde de maneira igualitária, conforme garante a Constituição Federal.
A tecnologia tornou-se um grande aliado da Pastoral da Saúde. Por meio da tecnologia é possível estar presente, mesmo que de maneira virtual, em regiões que seria difícil presencialmente, devido à distância e o custo de deslocamento.
Os avanços são visíveis, e comemoramos com muita alegria cada pequena conquista, porém, os desafios permanecem. Embora a Pastoral da Saúde esteja presente nas 5 regiões do Brasil, ainda não está presente, de maneira organizada, em todas as Dioceses e Paróquias.
Que a luz do amor e da compaixão ilumine nossos caminhos, guiando-nos em direção a um mundo mais justo e saudável para todos.
Marlene Salette Marsaro
Coordenadora PSN
Imagem: gerado por ChatGPT em 01/05/2025.
Falar sim,muitas vezes é desafiodor ,mas muito prazeroso.
Que o Espírito Santo continue conduzindo sempre, os agentes da pastoral da saúde, que fazem um verdadeiro trabalho humanizado,se dedicando aos doentes,como se fossem a pupila de Jesus,como já dizia nosso amado São Camilo de Lellis.
Eu ainda estou me familiarizando com a pastoral da saúde. Mais o meu objetivo é abrir caminho de amor a esse trabalho de assistência física e espiritual a quem tanto precisa.
Pastoral da Saúde e uma fonte de amor e solidariedade aos nossos enfermos e idosos onde nas nossas visitas encontramos em muitos alegria, tristezas ansiedades, as vezes por falta desta companhia humana e familiar. Mais nós agentes da pastoral da Saúde estamos com amor e dedicação unidos a todos e todas dando-lhes conforto, apoio levando a Palavra de Deus a todos.